segunda-feira, 30 de maio de 2011




  • Dia 28 de abril é o dia da educação? Poucas pessoas sabem. Isso pode ser considerado normal num país onde a educação fica em segundo ou terceiro plano. Você viu alguma notícia no jornal sobre isso? Com certeza não, mas sim outras que não sejam tão relevantes.
  • No ranking mundial de qualidade da educação da ONU, o Brasil ocupa a vergonhosa 88ª posição, atrás de países como Bolívia, Colômbia e Paraguai?
  • O nosso Ministério da Educação que defende os livros e vídeos em defesa do homossexualismo é também o responsável pelos péssimos índices da educação do nosso país?
  • A Câmara Municipal do Rio de Janeiro criou no quadro permanente do poder executivo a categoria funcional de professor de ensino religioso, o que não deixa de ser uma forma de impor o ensino religioso aos alunos?
  • Você sabia que dentre as 100 melhores Universidades do mundo, nenhuma é brasileira?
  •  Segundo dados divulgados pelo MEC quase a totalidade das crianças em idade escolar encontram-se matriculadas em instituições de ensino, sejam estas públicas ou privadas. Dados do senso escolar de 2001 davam conta de que eram 55 milhões o número de matrículas nas quase 218 mil escolas distribuídas em 5.560 municípios brasileiros. Hoje se fala em mais de 57 milhões matriculados em todos os níveis de ensino. Apesar disso, não se tem visto uma relação direta entre quantidade e qualidade, entre matrícula e permanência na escola, entre estar na escola e aprender na escola?

Um comentário:

  1. Olá, Hermana e Raab,

    Como diria Jorge Luis Borges “Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca”. Tive a mesma impressão ao visitar o blog de vocês. E folhear cada post e meditar sobre cada frase. Aliás, a "Meditação sobre a Educação" foi para o meu hall de frases célebres.

    Abraços, Akio

    ResponderExcluir